top of page

Solenidades marcam posse de eleitos para Executivo e Legislativo em Erechim


Sessão solene na Câmara de Vereadores contou com posse do prefeito, vice e vereadores, seguida de licenciamento dos parlamentares nomeados para assumir secretarias de governo e posterior posse dos suplentes. Já a posse dos secretários municipais ocorreu no Centro Cultural 25 de Julho



O primeiro dia de 2025 em Erechim foi marcado por duas solenidades que oficializaram os resultados das últimas eleições municipais. Na Câmara de Vereadores, o prefeito reeleito, Paulo Polis, e seu vice-Flávio Tirello, foram empossados em uma sessão que marcou também a posse dos 17 parlamentares que estarão a frente da décima nona Legislatura. O evento reuniu, além dos eleitos, autoridades políticas, lideranças locais e familiares dos políticos que estarão a frente do Executivo e do Legislativo ao longo do mandato 2025-2028. A solenidade também contou com a eleição da mesa diretora da Câmara para este ano. A chapa única, que recebeu a grande maioria dos votos, é composta pelo vereador Fifo Parenti (MDB) como presidente; Carlinhos Magrão (PSDB) como vice-presidente; Ricardo Argenta (União Brasil) como primeiro secretário; e Sandra Picoli (PCdoB) como segunda secretária.


Terminada a sessão solene de posse dos eleitos na Câmara de Vereadores, outra solenidade – realizada no Centro Cultural 25 de Julho – marcou a posse dos titulares do primeiro escalão da Administração Municipal. A atividade contou com a recondução dos secretários municipais Edgar Marmentini para a Secretaria Municipal de Gestão e Governança; Izabel Ribeiro na Secretaria de Administração; William Racoski na pasta de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; Emerson Schelski na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo; Verenice Lipsch na pasta de Educação; Ana Oliveira na Secretaria da Fazenda; Cristiano Moreira na pasta de Meio Ambiente; e Mario Rossi na Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social. Foram reconduzidos também Daniel Grossi como Procurador-Geral do Município e Rafael Ayub na direção executiva do Hospital Santa Terezinha. Além deles, tomaram posse os novos secretários Micael Kasmirski que estará a frente da Secretaria de Assistência Social; Wallace Soares na pasta de Cultura e Esporte; Vianei Müller na Secretaria de Saúde e Jackson Arpini a frente da pasta de Planejamento.


Com as solenidades, a Câmara de Vereadores de Erechim teve uma renovação significativa em relação à última Legislatura. Com a nomeação de parlamentares eleitos para secretarias municipais, estes se licenciaram, abrindo vagas para seus suplentes. Alguns deles já estavam na Câmara, como é o caso de Serginho (MDB), Romildo Protetor (MDB); e Juares Bernardi (PSDB). Já Carla Talgatti (Cidadania) e Lindomar Kossmann (União Brasil) estão entre os novos eleitos, junto com Éclesan Palhão (MDB); Clarice Moraes (MDB); Balen da Feira (PT); Ricardo Argenta (União Brasil); Gustavo Zin Farina (PP); Tiago The Police (PL) e Rony Gabriel (PL). Os novos vereadores se somam aos reeleitos Fifo Parenti (MDB); Nadir Barbosa (MDB); Carlinhos Magrão (PSDB); Sandra Picoli (PCdoB); e Claudemir de Araújo (PP).


A nova composição do Legislativo traz o diferencial de ter quatro mulheres atuando na Câmara. Já no Executivo, três pastas terão comando feminino. A frente da Prefeitura de Erechim para o seu quarto mandato, o prefeito Paulo Polis agradeceu à confiança dos eleitores, relembrou a trajetória de sua atuação e se comprometeu a fazer com que a cidade siga evoluindo em suas diferentes áreas. Enumerou projetos que pretende efetivar nesse mandato, enaltecendo a importância de parcerias e do trabalho do secretariado. Já o presidente da Câmara, Fifo Parenti, logo após eleito, destacou a importância de Executivo e Legislativo trabalharem juntos em prol da cidade, mas reiterou o papel fiscalizador e propositivo que os vereadores devem ter, fazendo menção ao seu avô, Ely Parenti, eleito para o mesmo cargo 28 anos atrás.

Texto e fotos: Najaska Martins

Comments


bottom of page