top of page

Programa de Pagamento por Serviços Ambientais inicia plantio de 1700 árvores em Erechim

Iniciativa faz parte do Programa Arborização + Segura da RGE

A parceria entre a RGE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já existe há mais de 10 anos, visando à segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana. Foto: Divulgação

A cada nova etapa o Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) se consolida como uma excelente alternativa diante das mudanças climáticas, promovendo segurança ambiental e restauração dos mananciais de Erechim.


Em parceria com o Programa Arborização + Segura, a RGE realizará o plantio de 1700 árvores de espécies nativas nas áreas de restauração das propriedades aderidas ao PSA, espécies como:   Araçá, Aroeira Salsa, Caliandra Vermelha, Canudo de Pito, Caroba, Cerejeira, Chá de Bugre, Chal-Chal, Cocão, Guabiju, Guabiroba, Ingá-Banana, Ingá-Feijão, Ipê-Amarelo, Pata de Vaca, Pitangueira, Quaresmeira Roxa e Uvaia.


A parceria entre a RGE e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já existe há mais de 10 anos, visando à segurança dos cidadãos, das instalações elétricas e o reordenamento da arborização urbana, já tendo plantado 1958 árvores em diversos pontos da área urbana, iniciando agora a colaboração para recuperação de áreas rurais, sob indicação e supervisão das equipes técnicas da prefeitura.


PSA já chegou a 86 produtores aderidos


Na tarde desta quinta-feira (17), representantes da Prefeitura de Erechim, RGE e AGER estiveram na propriedade do produtor aderido do PSA, Adelino Lara, acompanhando o plantio de mudas, juntamente com o primeiro produtor aderido do programa, Clóvis Tonin.


“O programa traz um novo olhar e uma mudança de cultura para a Arborização Urbana, proporcionando o equilíbrio entre o meio ambiente e a distribuição de energia elétrica. As ações em conjunto com os municípios visam eliminar possíveis riscos à população, proporcionando ainda mais robustez ao fornecimento de energia elétrica”, destacou o Consultor de Negócios da RGE, Claudio Manica.


Segundo a diretora do PSA, Ariane Pasuch, quase 170 propriedades de 86 agricultores já entenderam a importância deste programa, investindo em natureza e preservando a água para as futuras gerações. “A maioria que nos procura para participar do PSA enfatiza a preocupação com seus filhos e netos, mostrando que a consciência ambiental tem aumentado e encontrado suporte nas ações dentro do programa”, afirma a diretora.


O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, ressalta que o plantio de árvores traz a conservação e proteção de nascentes e rios, que são as principais ações do PSA. “Essas ações são essenciais para manter a integridade e a resiliência de sistemas naturais a fim de evitar eventos ambientais extremos. Com isso, o PSA passa a ser não só um instrumento de manutenção e proteção do meio ambiente, como também uma medida de prevenção contra eventos de instabilidade ambiental”, destaca o secretário.


Para o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o PSA é uma visão de futuro e política pública importante de preservação do meio ambiente. “Apesar de ser recente, é uma satisfação ver que com a adesão dos erechinenses chegamos a mais de três milhões seiscentos e cinquenta mil metros de vegetação protegida dentro do programa, e com o plantio que iniciamos hoje, ainda vamos aumentar esse número. Parcerias como essa com a RGE são muito importantes e trazem benefícios a toda a comunidade”, finaliza o prefeito Polis.


Por: Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page