top of page

Prefeitura decreta situação de emergência devido a tempestade e vendaval

Equipes do Executivo Municipal estiveram reunidas nesta manhã para alinhamento de estratégias para atendimento das demandas

As equipes estiveram em atendimento desde o início do evento climático, registrado no início da tarde de ontem até a resolução pontual de todos os chamados que chegaram até a Defesa Civil. Foto: Divulgação

No início da manhã desta sexta-feira (25), o prefeito de Erechim, Paulo Polis, juntamente com as equipes da Secretaria de Gestão e Governança – coordenação da Defesa Civil, além das secretarias de Administração, Obras Públicas, Meio Ambiente, Assistência Social, bem como a Força Voluntária do Alto Uruguai, estiveram reunidos para alinhamento das estratégias de ação para atendimento das demandas provocadas pela tempestade e vendaval registradas na tarde de quinta-feira (23) em Erechim, que provocou queda de árvores, destelhamento de residências, e diversos outros estragos pontuais.


As equipes estiveram em atendimento desde o início do evento climático, registrado no início da tarde de ontem até a resolução pontual de todos os chamados que chegaram até a Defesa Civil. A partir de agora e, com o levantamento parcial de 185 residências danificadas, 23 quedas de árvores e uma pessoa ferida, as equipes concentram esforços para consertar os destelhamentos e retirar na totalidade as árvores que sofreram queda. Além disso, importante destacar que até o início da noite de ontem todas as residências danificadas que foram comunicadas à Defesa Civil e Bombeiros foram cobertas com lonas para posteriormente serem consertadas com telhas e/ou brasilites.


O prefeito de Erechim, Paulo Polis também assinou o Decreto Nº 5.860 de 24 de outubro de 2024, que declara situação de emergência em toda área do município de Erechim, afetada pela tempestade e vendaval – Nível 1. Conforme o Decreto, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Gestão e Governança - Coordenadoria de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, com fundamento na Lei Federal N.º 14.133/2021, sem prejuízo da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam dispensadas de licitações as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência, como a compra de telhas e brasilites.


Para o prefeito de Erechim Paulo Polis, essa resposta rápida do Poder Público faz a diferença nas vidas das famílias que foram afetadas de alguma forma. “Prontamente, ainda ontem, solucionamos todos os pedidos que chegaram até a Defesa Civil. Se você ainda precisa de alguma ajuda, entre em contato que vamos lhe atender da melhor maneira possível. Nossas equipes estarão em campo hoje e amanhã para a reconstrução dessas casas e auxílio às famílias que precisarem. Não registramos ninguém desalojado, mas temos muitas casas que precisam ser cobertas e árvores que precisam ser recolhidas. Pedimos novamente! Se você precisa de ajuda ligue 199 na Defesa Civil”, disse o prefeito Paulo Polis.


Telefones para contato

Vale ressaltar que, para quem precisar de ajuda, entre em contato diretamente com a Defesa Civil pelo 199 ou (54) 99144-2450 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.


Por: Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page