top of page

"Participação das famílias é essencial na escolha de uniformes escolares para 2025", destaca coordenadora da 15ª CRE

Os uniformes escolares serão entregues gratuitamente a cerca de 740 mil estudantes da Rede Estadual, com kits adaptados às diferentes modalidades de ensino

As famílias podem realizar a escolha dos tamanhos por meio de um sistema online desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), acessível durante o processo de pré-matrícula, que segue até 1º de dezembro. Foto: Divulgação

A coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez, reforçou a importância da participação dos pais e responsáveis no período de pré-matrículas e seleção de uniformes escolares para 2025. Após três semanas desde o início do processo, mais de 200 mil estudantes da Rede Estadual já escolheram o tamanho de seus kits, mas Juliane destaca que é fundamental a adesão de todas as famílias para que nenhum aluno fique sem o material necessário no início do próximo ano letivo.


“Estamos vivendo um momento histórico na educação estadual, com a entrega gratuita de uniformes para todos os estudantes. Mas, para que essa iniciativa tenha o impacto esperado, precisamos da colaboração das famílias no cumprimento dos prazos. Pedimos que os pais compareçam às escolas ou acessem o sistema online para realizar a escolha dos tamanhos dos uniformes, garantindo que as peças cheguem adequadas para cada estudante”, afirma Juliane.


Apelo às Empresas


Além de chamar a atenção das famílias, Juliane também pediu apoio às empresas da região. Ela sugere que os empregadores liberem os colaboradores, quando necessário, para que possam participar do processo. “A presença dos responsáveis é essencial, especialmente no caso de alunos menores de 16 anos. Pedimos às empresas que compreendam a importância desse momento e colaborem, liberando os pais ou responsáveis para que possam cumprir essa etapa tão importante para o futuro de nossos jovens”, solicita a coordenadora.


Kits de uniformes e modalidades


Os uniformes escolares serão entregues gratuitamente a cerca de 740 mil estudantes da Rede Estadual, com kits adaptados às diferentes modalidades de ensino. Alunos do Ensino Fundamental e Médio, por exemplo, receberão um kit com dez peças, enquanto os das modalidades de Educação Profissional concomitante, subsequente, e EJA terão kits com sete peças.


As famílias podem realizar a escolha dos tamanhos por meio de um sistema online desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), acessível durante o processo de pré-matrícula, que segue até 1º de dezembro.


Um investimento transformador


A entrega dos uniformes representa um investimento de R$ 209 milhões, evidenciando o compromisso do governo estadual em promover igualdade de condições para todos os alunos. A iniciativa, inédita, busca não apenas a padronização visual, mas também aliviar os custos para as famílias.


Juliane Bonez reforça que o sucesso desse projeto depende da união de todos os envolvidos. “Precisamos trabalhar juntos – governo, escolas, famílias e empresas – para que essa ação transforme a realidade educacional de nossa região e proporcione um ambiente de ensino ainda mais acolhedor e inclusivo para nossos jovens. Contamos com a colaboração de todos”, finaliza a coordenadora.


Por: Ragnara Marchiori

Comments


bottom of page