A Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidaria (Cecafes) repassa em torno de 60 mil quilos de alimentos da agricultura familiar para entidades de Erechim, movimentando aproximadamente R$ 600 mil somente em 2024, por meio do PAA- Programa de Aquisição de Alimentos.
Na última semana, na sede da Cecafes, foi realizado encontro entre as entidades envolvidas no Programa, com o objetivo debater sobre o Programa de Aquisição de Alimentos, cronograma de entrega, e armazenamento, entre outros. Segundo o presidente da cooperativa, Roberto Luís Balen, a retomada do Programa por parte do Governo Federal demonstra a preocupação em erradicar a fome no país, promovendo saúde para a população atendida, por meio do consumo alimentos saudáveis. Também ressaltou que a agricultura familiar recebe um implemento significativo de recursos financeiros, movimentando as cadeias produtivas de hortifrutigrangeiros, e contribuindo com o fortalecimento do cooperativismo. "Toda sociedade é beneficiada pois a transição para agroecologia garante alimentos limpos, sem uso de agrotóxicos, preservando a natureza e aproximando quem produz de quem consome", enfatizou.
As entidades se manifestaram, ressaltando que os alimentos são indispensáveis para compor as refeições das famílias atendidas. E afirmaram que o diálogo permanente entre as Entidades e a Cooperativa, garante o acesso à alimentos de qualidade, promovendo melhores condições de vida e integração social, na perspectiva fortalecer os vínculos e a cidadania nas famílias e na comunidade.
Produzir e consumir na grande região traz inúmeros benefícios, como a logística, alimentos mais frescos e culturalmente consumidos, além de que os recursos financeiros permanecem aqui, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Entre os produtos distribuídos, estão cebola, barata, farinha de milho, feijão, laranja, maçã, ovos, aipim descascado, tangerina montenegrina, leite em pó e carne suína. Os alimentos já estão sendo entregues para as entidades participantes, que são: AUF- Centro Educacional Santo Agostinho, Associação Beneficente Lar da Criança, Mitra Diocesana de Erechim- Pastoral da Criança, Sesc, e Prefeitura de Erechim.
Também participaram da reunião Sidinei Carlos Dalponte, Jaqueline Appelt e Eliane Tasca, colaboradores da Cecafes.
コメント