top of page

Na Fenasoja, Famurs participa do lançamento do programa de irrigação do Estado

Programa da Seapi e da Sema busca aumentar a área irrigada no RS até 2027

A iniciativa visa aumentar a área irrigada no Rio Grande do Sul nos próximos anos. Foto: Divulgação

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, participou do Seminário de Lançamento do Programa de Irrigação do Estado do RS - Supera Estiagem 2, na manhã desta terça-feira (03/12). O ato foi promovido pelas secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), além da Emater/RS-Ascar, durante a programação da 24ª edição da Fenasoja. 


Anunciado em março deste ano pelo governador Eduardo Leite, o programa custeia 20% do valor do projeto de irrigação, até o teto de R$ 100 mil a cada produtor rural. A iniciativa visa aumentar a área irrigada no Rio Grande do Sul nos próximos anos. 


De acordo com os secretários Clair Kuhn e Marjorie Kauffmann, o Programa de Irrigação é destinado a todos os produtores rurais e podem ser instalados os mais diversos sistemas de irrigação, seja aspersão, localizada, sulcos ou reservatório de água. A expectativa da Seapi e da Sema é de aumentar a área irrigada, até 2027, em mais 100 mil hectares. 


“Temos que aproveitar essa parceria entre governo do Estado e municípios para realmente preparar no agronegócio, onde for possível, poder irrigar, seja pequena, média ou grande, mas que a gente possa plantar e ter a certeza de que vai produzir; ter a certeza que vai ter a renda e dormir mais tranquilo. Essa parceria de ajudar em 20% é algo inédito. Parabenizo o governador Leite e o vice Gabriel por terem esse olhar”, ressaltou Arruda durante abertura do encontro. “Precisamos ter infraestrutura para continuar trabalhando, produzindo e sendo feliz”, declarou. 


O seminário contou ainda com a apresentação das legislações ambientais, com as alterações realizadas na Resolução Consema nº 512/2024, que foi feita pelo secretário adjunto da Sema, Marcelo Camardelli, e pelo diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Gabriel Ritter. O prognóstico climático também foi tema da palestra do meteorologista da Seapi e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro), Flavio Varone.


O evento também foi prestigiado pelo presidente da Fenasoja, Dário Germano; pelo prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, além de outras lideranças municipais da região.


Por: Assessoria de Comunicação

Comments


bottom of page