top of page

Mercado Popular de Erechim passa a contar com energia solar



Prefeitura coloca em funcionamento placas solares fotovoltaicas no Mercado Popular que irão gerar economia média de aproximadamente 2 mil por mês

Promover o desenvolvimento humano e econômico, com bases sustentáveis. Esses são os objetivos da Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, ao colocar em funcionamento 42 placas solares fotovoltaicas no Mercado Popular, atendendo demanda antiga dos comerciantes.

Novos projetos

A presidente da Associação dos Pequenos Comerciantes do Mercado Popular de Erechim (ASSOMEPE), Kátia Roberta Ramos Fonseca, disse que as placas solares fotovoltaicas vão reduzir a maior despesa do Mercado Popular.

“Hoje, nosso maior gasto é com energia, então, vai ser a nossa maior economia. Isso vai dar oportunidade para fazer outras coisas que a gente vem sonhando há tempo. Com a instalação das placas solares vamos ter recursos para fazer as reformas aqui no local. Hoje, pra nós, é um sonho realizado. Queria agradecer ao prefeito Polis que está sempre com nós”, disse a presidente da associação, Kátia Fonseca.

“Nosso trabalho”

A comerciante Jussara Terezinha Begoto de Lima, afirma que a conta de luz é muito alta e as placas solares vão ajudar a diminuir esta conta. “Temos o sonho de reformar este local, vamos poder investir aqui, que é nosso local de trabalho. Precisamos melhorar, mas não sobrava dinheiro para investir. Agora, com as placas, é um passo para ajeitarmos o nosso trabalho, o nosso ganha pão”, observa Jussara.

Ela trabalha no Mercado Popular desde que abriu as portas. “Eu trabalho aqui e é daqui que eu sustento a minha família e meus filhos. Corremos muito atrás destas placas e, graças a Deus, que o prefeito deu para nós este presente, para todos os comerciantes daqui, agradecemos a ele que está sempre nos apoiando”, destaca ela.

Investimentos públicos

O prefeito, Paulo Polis, afirma que a prefeitura investiu R$ 50 mil em 42 placas solares fotovoltaicas, com uma potência de 23,52 kWp. “Isso vai gerar uma economia média de, aproximadamente, R$ 2 mil por mês aos comerciantes do Mercado Popular que poderão investir em melhorias no local. A prefeitura, com apoio da Câmara de Vereadores, entidades, empresas e da população, está trabalhando para todos, quem precisa de escola, saúde, distrito industrial, estradas, cultura, capacitação profissional, incentivando o trabalho. Juntos estamos fazendo uma cidade cada vez melhor”, destaca o prefeito Polis.

2023

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, assinou, em 2023, a lei n.º 7.303, construída por muitas mãos, que transferiu a administração do Mercado Popular à Associação dos Pequenos Comerciantes do Mercado Popular de Erechim (ASSOMEPE) pelos próximos 10 anos. Na ocasião, também, mencionou os investimentos em energia solar. “Esta lei é o reconhecimento ao trabalho de vocês e dá autonomia para fazer a gestão e organização do Mercado Popular pela associação”, disse o prefeito Polis.


Commenti


bottom of page