Com uma carga horária de 32 horas, a turma especial do curso abordou temas como fitoterapia, acupuntura, homeopatia e outras práticas complementares na saúde
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim, em linha com o compromisso de promover a saúde integral da população, realizou mais uma turma de sucesso do curso de Introdução às Práticas Integrativas Complementares na Saúde (PICs). A iniciativa, que contou com a participação de mais de 100 profissionais da saúde da região do Alto Uruguai, demonstra o compromisso do IFRS Erechim com o desenvolvimento regional.
Com uma carga horária de 32 horas, a turma especial do curso abordou temas como fitoterapia, acupuntura, homeopatia e outras práticas complementares na saúde. A demanda pelo curso foi levantada pelo Fórum de Promoção e Prevenção da Saúde e apoiada pela Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). A elaboração e coordenação do projeto foi realizado pelo professor e diretor do Campus, Sidnei Dal’Agnol, que contou com recursos de emenda parlamentar para viabilizar a contratação de bolsistas facilitares que realizaram a formação.
Segundo o coordenador do projeto, professor Sidnei “A qualificação em PICs vai colaborar para o aumento da oferta de práticas integrativas junto a população regional e melhoria na qualidade desse importante serviço “. O sucesso da iniciativa demonstra a necessidade de qualificação contínua dos profissionais da saúde na área das PICs. O IFRS Erechim, em parceria com a AMAU e o Fórum de Promoção e Prevenção da Saúde, avalia a possibilidade de oferecer novas turmas e cursos mais aprofundados sobre o tema, fortalecendo ainda mais a rede de atenção à saúde na região.
Comentários