Instituição celebra aniversário com Jornada Científica, treinamentos e fortalecimento de práticas voltadas à experiência do paciente
O Hospital Unimed Erechim completa cinco anos nesta sexta-feira (21). Para marcar a data, a instituição de saúde promoverá a 1ª Jornada Científica. As palestras serão proferidas pelo cardiologista Álvaro Avezum e pelo oncologista Gilberto Schwartsmann, referências em suas áreas de atuação. O evento acontece a partir das 18h30, no Anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini. A atividade integra a programação de treinamentos oferecida pelo Hospital Unimed durante todo o mês de outubro.
Práticas integrativas inclusas no cuidado
Além do cronograma de educação continuada, a instituição desenvolve uma série de projetos voltados à melhora da experiência do paciente. Um exemplo está no Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics). O trabalho visa contribuir com o atendimento oferecido aos pacientes, familiares, cuidadores, profissionais de saúde e colaboradores. A ênfase está na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e no ser humano em sua integralidade. As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
Para a gerente de Desenvolvimento, Serviços Próprios e Inovação, Alessandra Sonda, o principal indicador da eficácia do Núcleo está no feedback de pacientes e familiares. “Recebemos inúmeras manifestações positivas, reforçando o bem-estar e a tranquilidade que as práticas integrativas e complementares proporcionam”, enfatiza.
Qualidade assistencial monitorada
Com índice de satisfação acima de 96% desde a inauguração, o Hospital Unimed Erechim tem sua performance assistencial monitorada pelo Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Por meio do programa, o cliente também tem acesso ao desempenho da instituição em aspectos como efetividade, eficiência e a segurança.
Conforme a coordenadora Assistencial, Cristiane Macioroski, os requisitos avaliados pelo programa, somados às práticas de gestão e humanização desenvolvidas pelo hospital, contribuem para uma jornada segura, acolhedora e sensível. “Isto é fundamental quando falamos sobre cuidado de excelência”, destaca.
Mais de 50 mil atendimentos em cinco anos
Os números evidenciam o crescimento da instituição hospitalar. Entre 2017 e 2022, mais de 50 mil atendimentos foram realizados. Para garantir acesso e qualidade na assistência à saúde, o Hospital Unimed otimizou sua infraestrutura, com a ampliação do número de leitos e um moderno Centro de Terapia Intensiva (CTI), inaugurado no cinquentenário da cooperativa médica, em 2021.
“O maior marco na história da Unimed Erechim é a criação do Hospital Unimed. A partir daí, as coisas mudaram completamente. Em cinco anos, o hospital já está grande, mas com certeza crescerá ainda mais. Temos muito a agregar”, enfatiza o Diretor Geral do Hospital, Flávio Augusto Girardello.
De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, a infraestrutura precisa acompanhar a evolução na complexidade dos procedimentos realizados. “Por isso, investimos em qualificação profissional e tecnologia. O objetivo é garantir segurança ao corpo clínico e excelência no atendimento aos pacientes”, ratifica.
Comments