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Estudantes do Marista Medianeira pesquisam sobre a 1ª escola de Erechim

Para se aprofundarem ainda mais no tema, as crianças da turma 031 conversaram com a moradora da 1ª escola, Neusa Cidade Garcez




Na proposta pedagógica do Colégio Marista Medianeira, a elaboração das atividades e dos projetos envolve a escuta e a observação dos professores sobre o modo como as crianças se relacionam com as experiências oportunizadas para elas. Ou seja, são trabalhados assuntos que surgem em rodas de conversa e de curiosidades trazidas pelas crianças.

Neste contexto, na última sexta-feira, 1º/11, as crianças da Turma 031 da Educação Infantil receberam a visita da Professora Neusa Cidade Garcez, que também é pesquisadora, para partilhar seus conhecimentos sobre a história da Primeira Escola de Erechim. No decorrer do ano, a partir do projeto “A escrita e sua história”, as crianças visitaram o local onde a construção se encontrava e realizaram inúmeras investigações sobre ela. Durante a visita, uma das curiosidades das crianças era saber “como a escola era por dentro”. Por isso, para responder a essa e outras perguntas, a turma pesquisou por imagens em diferentes locais da cidade, incluindo o Arquivo Histórico. Porém, não foram encontradas imagens que contemplassem a curiosidade das crianças.

Então, durante a leitura de uma matéria no jornal, a profª da turma teve conhecimento de que a professora Neusa morou por algum tempo na casa, que um dia foi a Primeira Escola, e com isso, surgiu a ideia de convidá-la para partilhar suas memórias sobre aquele lugar. Durante a visita ao Marista Medianeira, através de inúmeras imagens que separou com carinho, a professora Neusa contou às crianças como era a Primeira Escola em seu interior. “Foi um momento lindo de cumplicidade, aprendizagem, partilha e construção de memórias. As falas da professora Neusa traduziram sentimentos de muito carinho e afeto pela construção, que além de ter sido sua casa, era um lugar muito importante, pois contava o início da história da educação em nosso munícipio”, ressaltou a professora da turma, Rosângela Dalagnol.

Durante o diálogo com as crianças, Neusa destacou a relevância da pesquisa e a importância de conhecer e aprender desde criança, a respeito da própria história e de tudo o que faz parte dela, para saber valorizar e cuidar. “Quem preserva o patrimônio, valoriza a história dos seus antepassados e, dessa forma, a sua própria história”.

Segundo a profª Rosângela, “o percurso de investigação, conduzido pelas crianças a partir do projeto, demonstrou o quanto elas são capazes de conduzir o caminho das suas próprias aprendizagens, por meio das suas curiosidades. A escuta atenta dessas curiosidades possibilita a elaboração de propostas que tornam o aprendizado das crianças significativo e prazeroso, aguçando o desejo pelo saber”.

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