Reunião do CONDESA avaliou números apresentados pela Emater/RS Ascar

O Conselho Municipal do Desenvolvimento da Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar (CONDESA), através dos conselheiros que representam diversas entidades, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, para avaliar a situação de produtividade afetada devido à estiagem.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, abriu a reunião declarando a preocupação com os produtores que devem ter perdas na safra. “Assim como temos situações de lavouras produtivas, teremos produtores que terão perdas a ponto de não pagar a safra. As chuvas dos últimos meses foram muito irregulares e o calorão também impactou a lavouras e criações”, disse.
Relatório técnico
O chefe do Escritório Municipal da Emater/RS – Ascar, Adriano Szynkaruk, apresentou aos conselheiros um relatório técnico preliminar com fotos e estimativas de perdas em algumas culturas, como 35% nas lavouras de soja; 30% na produção leiteira; 50% da olericultura e 50% do feijão.
Decreto de Emergência
Além das culturas afetadas, a Defesa Civil também tem dado suporte a produtores que registram falta de água para consumo dos animais. O presidente do CONDESA, Theodoro Tedesco Neto, classificou a situação como seca verde. “De longe parece bonita, mas a produtividade será bem aquém do que os produtores esperam”, comentou.
Conforme definido pelos conselheiros, a ata será encaminhada ao prefeito Paulo Polis para Decreto de Emergência, com base nas análises e laudos técnicos da Emater/RS – Ascar. Com isso, os produtores afetados poderão buscar por exemplo, o Proagro, um programa do Governo Federal que auxilia os produtores rurais em casos de perdas financeiras causadas por eventos climáticos, pragas e doenças.
Por: Comunicação PME
Comments