1ª Rústica Infanto-juvenil do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e Caminhada Inclusiva reuniram muitas famílias.
O domingo 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi especial em Erechim. Diversas famílias participaram de duas atividades organizadas pela Aquarela Pró-Autista, com apoio da Prefeitura de Erechim através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte.
No início da manhã aconteceu a 1ª Rústica Infanto-juvenil do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com 165 inscritos para as provas de 100, 200, 400, 600, 1200 e 1800 metros entre a Praça Jayme Lago e Avenida Sete de Setembro. O evento contou com patrocínio de Wtec, Cresol, Aurora Coop, Sicredi, Caitá, Contama, Tiago Borsa, Léo Brindes, Challine Mohr, Cavaletti, Gráfica JB, Lions, NP e @tua.terapeuta e apoio da Diretoria de Trânsito, Força Voluntária Alto Uruguai, acadêmicos de Fisioterapia e Educação Física da URI e membros da Associação Erechinense de Artes Marciais. As autoridades presentes aproveitaram a premiação no pódio para fazer uma homenagem ao professor Welerson das Chagas que foi o idealizador da rústica.
O presidente da Aquarela Pró-Autista, Leandro Lerner, destacou a importância para os autistas e as famílias. "A ideia principal dessas atividades é conscientizar a todos sobre o autismo e mostrar que eles não são tão diferentes assim. Que eles podem competir, podem fazer parte de uma sala de aula, de uma rústica, de uma corrida, que eles podem fazer parte da vida social, em todo tipo de ambiente, em restaurantes.. eles vivem de uma maneira diferente, do jeito deles, no nosso mundo, então eles podem fazer tudo. Talvez ainda crianças eles tem algumas dificuldades, por isso a rústica infanto-juvenil, mas eles podem ir muito longe", destacou o presidente.
As atividades foram encerradas com a Caminhada Inclusiva que reuniu dezenas famílias entre a Praça Jayme Lago e a Praça da Bandeira.
A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, agradeceu o apoio de todos envolvidos no evento. “Nós queremos parabenizar e agradecer a todos organizadores, apoiadores e participantes das duas atividades. Essa data é muito importante e realizamos um primeiro movimento esportivo para conscientizar a importância da inclusão de todos, principalmente garantir o direito das crianças”, comentou a secretária.
Comments