O documentário resgata a história visionária do Barão e da Baronesa de Hirsch, que ajudaram imigrantes judeus a escaparem da miséria e perseguição no Império Czarista em busca de liberdade em novas terras
“Terras Prometidas – a Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch” é um documentário brasileiro que relata a incrível jornada de imigração vivida pela comunidade judaica do leste da Europa em direção às Américas, no final do século XIX até início do século XX, financiada por um casal de filantropos, até então, desconhecidos da história.
O documentário resgata a história da Baronesa e do Barão de Hirsch e seu projeto visionário de libertar os primeiros imigrantes judeus que fugiam da miséria e da perseguição sofrida durante o Império Czarista, em busca de uma vida de liberdade em novas e desconhecidas terras prometidas.
Em formato de road movie, um descendente de uma das primeiras famílias que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada de descobertas e decide fazer um filme. Com uma mochila nas costas, ele refaz os passos de seus ancestrais, 120 anos depois, ouvindo depoimentos, visitando locais históricos e investigando arquivos, enquanto conecta o passado ao presente para desvendar o legado duradouro do Barão e da Baronesa de Hirsch, e o seu impacto para as novas gerações.
Sobre a história
Maurice de Hirsch (1831-1896) foi um judeu alemão que fez parte do nascimento da economia moderna na Europa. Casou-se com Clara Bischoffshein e, juntos, construíram fortuna e empreenderam uma enorme missão filantrópica. Através da participação na construção da icônica “Orient Express”, ao conectar Ocidente e Oriente, tomaram conhecimento da extrema miséria e perseguições sofridas pelos judeus na Europa Oriental, durante o Império Czarista no final do século XIX.
Marcados pela morte precoce de seu único filho, Lucien, o casal decidiu eleger os judeus deserdados do mundo como seus herdeiros, tornando-se responsáveis por um dos planos mais audaciosos de toda a história!
Em 1892, o Barão de Hirsch fundou a ICA – Jewish Colonization Association, considerada até 1978 a maior fundação filantrópica do mundo, que colocou em prática seu plano de comprar terras em países livres, sem histórico de antissemitismo, para instalar comunidades judaicas e financiar emigrações em massa. Desta forma, ao lado da esposa Clara, viabilizou a emigração de milhares de famílias da Rússia para estabelecimentos agrícolas inicialmente na Argentina, depois no Brasil, Canadá, EUA, entre outros países, se tornando conhecido como o “Moisés das Américas”.
A Herança dos Hirsches no Brasil
O Barão de Hirsch acreditava que oferecendo aos judeus perseguidos ferramentas para trabalhar na terra e estudo, estaria “libertando-os e transformando-os em cidadãos completos capazes de enriquecer a humanidade de uma maneira nova e preciosa”.
Em 1904, através da ICA, começava a chegada de judeus em uma nova Terra Prometida, o Brasil! Após quase 2 meses de viagem, desembarcaram em terras brasileiras as 11 primeiras famílias russas para viver em Philippson, no Rio Grande do Sul. A colônia de Quatro Irmãos, no mesmo Estado, foi fundada em 1912, e chegou a contar com mais de 350 famílias. Desta forma, este ano comemora-se os 120 anos da Imigração Judaica no Brasil.
Buscando resgatar a memória desta ancestralidade e compreender a herança deixada pelos Hirsches e por estes imigrantes para as novas gerações, o documentário traz o depoimento de historiadores, especialistas, e descendentes que ainda hoje são impactados pela força da generosidade e responsabilidade comunitária deste projeto, que mobilizou grande parte do mundo, e permitiu que estas famílias pudessem também contribuir social, cultural, e economicamente para o desenvolvimento de suas novas Terras Prometidas.
Sobre o filme
O documentário foi idealizado por Léo Steinbruch, descendente que parte em busca de resgatar esta história, com produção executiva de Viviane Lessa, direção de Olindo Estevam, e roteiro de Sérgio Mello e Olindo Estevam, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), patrocínio da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, realização da ViaViva - Projetos Inspiradores, Paiol Filmes, Ministério da Cultura e Governo Federal.
“Terras Prometidas - a Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch” será lançado em novembro de 2024 através de uma agenda de exibições especiais, e estará disponível para o público através de plataformas de streaming e canais de TV em 2025. Em Erechim, o lançamento está previsto para o dia 28, às 19h30min, no Salão de Atos, numa promoção da URI Erechim e Sociedade Israelita de Erechim.
Instituições culturais, educacionais e sociais interessadas em realizar sessões direcionadas do filme podem entrar em contato com a produção.
Por: Assessoria de Comunicação