top of page

Dezembro Vermelho: Erechim teve o registro de 34 novos casos de HIV somente neste ano

A maioria das infecções atinge pessoas entre 21 e 40 anos

Ao todo, 603 pacientes estão em acompanhamento atualmente em Erechim. - Foto: Pexels

Só neste ano, 34 novos casos de HIV foram registrados em Erechim, segundo dados do Serviço de Assistência Especializada (SAE), ligado à Secretaria Municipal de Saúde. A maioria das infecções atinge pessoas entre 21 e 40 anos, faixa etária com maior prevalência no município. Ao todo, 603 pacientes estão em acompanhamento atualmente em Erechim. Esse cenário reforça a importância de movimentos como o Dezembro Vermelho, dedicado à luta contra o HIV/Aids. A campanha tem como foco reduzir o estigma relacionado ao HIV, promover o uso de preservativos e conscientizar a população. No Estado, a campanha ligada ao tema neste ano busca conscientizar também sobre o combate ao preconceito, tendo como tema  “HIV positivo. Preconceito? Negativo!”


Localmente, o dezembro vermelho foi marcado ontem por uma capacitação para os profissionais de Saúde de Erechim e região, no Espaço Cooperar Sicredi, com palestras com profissionais especializados que orientaram que a estratégia de prevenção combinada do HIV envolve medidas como o uso de preservativos, PrEP (profilaxia pré-exposição), PEP (profilaxia pós-exposição), testagem regular, educação sexual e tratamento medicamentoso eficaz.


Em resposta à Rádio Virtual sobre as ações de combate e tratamento do HIV, a Secretaria Municipal de Saúde informou que para facilitar o acesso ao diagnóstico precoce, disponibiliza testes rápidos de HIV, além de exames para hepatites B e C e sífilis, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Outra alternativa prática é o autoteste de HIV, que pode ser realizado em casa, garantindo privacidade ao paciente. Após a confirmação do diagnóstico, o Serviço de Assistência Especializada organiza o atendimento e oferece acompanhamento integral aos pacientes.


Por: Najaska Martins

Comments


bottom of page