top of page

Curso de (Des)envolvimento para Mulheres Rurais inicia segunda edição em Erechim

  • Foto do escritor: Najaska - Jornalismo
    Najaska - Jornalismo
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Iniciativa tem como principal objetivo "desenvolver, junto às mulheres assessoradas, estratégias para a promoção de sua autonomia, visando seu bem-estar físico, mental e social





Teve início nesta terça-feira (08/04), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre), a segunda edição do Curso de (Des)envolvimento para Mulheres Rurais, promovido pela Emater/RS-Ascar. A formação faz parte das atividades contratadas junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e reúne 21 mulheres, de seis municípios da região do Alto Uruguai.


O primeiro dia foi marcado por um momento especial de acolhimento, com a participação das veteranas da edição anterior, realizada em 2024, que recepcionaram o novo grupo de participantes.


Segundo a coordenação da atividade, o curso tem como principal objetivo "desenvolver, junto às mulheres assessoradas, estratégias para a promoção de sua autonomia, visando seu bem-estar físico, mental e social, dentro de uma perspectiva de vida sustentável – econômica, social e ambiental".


A proposta vai além da transmissão de conteúdos técnicos. O curso também busca "proporcionar espaços de acolhida, convivência, diálogo e troca de experiências entre as participantes, fortalecendo vínculos e promovendo relações baseadas na solidariedade e sororidade, inclusive com os extensionistas da Instituição, majoritariamente mulheres", explica a extensionista da Emater/RS-Ascar Leia Hausen.


O projeto também pretende fomentar o acesso das mulheres às diferentes políticas públicas, compreender o modo de vida de cada participante e contribuir para a elaboração de projetos de vida e geração de renda com autonomia.


O nome do projeto – (Des)envolvimento – carrega em si um simbolismo importante. "Foi concebido com o olhar de que toda caminhada rumo ao desenvolvimento, em qualquer esfera da vida, passa necessariamente pelo envolvimento consigo mesma e com as outras pessoas", completa Leia Hausen.


A expectativa é que, ao longo da formação, as participantes não apenas ampliem seus conhecimentos, mas também fortaleçam laços e construam redes de apoio que perdurem para além do curso.

 
 
 

Comments


© 2022 Virtual FM 104.7 - Sociedade Rádio São José LTDA

bottom of page