Comissão Diáconos Permanentes do Rio Grande do Sul reflete sobre o seu ministério na Igreja
- Najaska - Jornalismo
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
O Bispo referencial dos Diáconos no Regional, Dom José Gislon, de Caxias do Sul, expôs a natureza, histórico e missão do Diaconado Permanente na Igreja e no mundo

Em reunião no último sábado e domingo, dias 05 e 05 deste mês, no Instituto São José em Santa Maria, a Comissão Regional dos Diáconos Permanentes (CRD) das Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul que integram o Regional Sul 3 da CNBB, realizou sua Assembleia.
O Bispo referencial dos Diáconos no Regional, Dom José Gislon, de Caxias do Sul, expôs a natureza, histórico e missão do Diaconado Permanente na Igreja e no mundo. No início da Igreja, os diáconos tinham atuação destacada. Com o passar do tempo este ministério praticamente foi relegado. O Concilio Ecumênico Vaticano II, de 1962 a 1965, o restaurou. Hoje está presente em muitas Dioceses.
No encontro houve também apresentação da vida do diácono permanente João Luiz Pozzobon, nascido no dia 12 de dezembro de 1904 e falecido no dia 27 de junho de 1985 em Santa Maria, que está em processo de beatificação.
Duas outras apresentações foram: situação do diaconado permanente no Rio Grande do Sul com o número de ordenados e em escolas diaconais; prestação de contas do período 2021-2025.
Na sequência, Dom José, encaminhando a escolha da Comissão Regional de Diáconos da CNBB Sul 3 (CRD), expôs, brevemente, a natureza e a forma de eleições nas congregações religiosas e em outras instituições da Igreja.
O resultado da eleição foi o seguinte:
Presidente: Diácono Flávio Antônio – Arquidiocese de Porto Alegre, reeleito;
Vice-Presidente: Diácono Sávio Eduardo Ferreira – Diocese de Bagé;
Secretário: Diácono Sidnei Luís Bohn Gass – Diocese de Uruguaiana;
Ecônomo: Diácono Tarso Apolônio Zeni – Arquidiocese de Passo Fundo.
A escolha contemplou um representante de cada uma das 4 Províncias Eclesiásticas do Estado, Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo.
Concluindo o encontro, Dom José agradeceu a todos pela participação, parabenizou a nova diretoria e ressaltou a importância da caminhada diaconal em cada Diocese e Arquidiocese. Exortou a todos a continuarem perseverantes na fé e na caminhada da Igreja e lhes deu sua bênção de envio.
Da Diocese de Erexim participaram os diáconos Fabrício F. Ferrari da paróquia São Pedro e Mauro J. Kalinoski da paróquia Nossa Senhora Aparecida, Bela Vista, ambas de Erechim. (Com informações e fotos do Diácono Mauro Kalinoski e da Comissão Regional)
Comentários