Procon Municipal de Erechim alerta e dá dicas de como fazer para se proteger e não ser vítima, não cair neste crime
Atenção, o Procon Municipal de Erechim alerta a população erechinense para o golpe do Whatsapp. Conforme o Procon de Erechim, neste tipo de golpe, o criminoso cria um perfil no aplicativo, com fotos roubadas de redes sociais, e começa a conversar com parentes e amigos se passando pelo usuário. Ele finge que trocou de número e que se deve apagar o velho. Em seguida, começa a pedir dinheiro usando desculpas para justificar as transferências.
O que fazer para se proteger e não ser vítima?
• Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça.
• Não compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou PIN da confirmação de duas etapas.
• Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você.
• Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
• Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
• Antes de fazer qualquer coisa, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova.
Secretaria de Gestão e Governança
O Procon Municipal de Erechim é um órgão vinculado a Secretaria de Gestão e Governança e, entre outras ações, dá dicas sobre o direito dos consumidores.
Mais informações
Em caso de dúvidas, denúncias e reclamações podem ser feitas pelo telefone (54) 3520-7089 ou pelo e-mail procon@erechim.rs.gov.br ou presencialmente na sede do Procon na rua Itália 135, Erechim/RS.
Comments