Suporte nutricional e psicológico são fundamentais para o bom andamento da gestação
O cuidado pré-natal é essencial para garantir uma gravidez segura e saudável, possibilitando o monitoramento contínuo do desenvolvimento do bebê e da saúde da mãe, detectando precocemente possíveis adversidades. Segundo o obstetra do Hospital Sapiranga, Dr. Leonardo Rodrigues de Azambuja, os principais testes realizados no acompanhamento incluem a medida da pressão arterial e o exame ginecológico e obstétrico.
“Nas consultas, realizamos uma série de exames e medições para avaliar o desenvolvimento adequado da gestação, como da pressão arterial, exames ginecológicos e obstétricos, e a avaliação da altura do útero, que já podem indicar alterações. Os ecográficos, como a ultrassonografia, também são cruciais para determinar com mais precisão a idade gestacional e garantir uma datação mais confiável. Já os laboratoriais são importantes para detectar infecções, diabetes, alterações na tireoide e anemia, condições que podem afetar a gravidez se não tratadas a tempo”, afirma.
Além disso, o especialista destaca a relevância do suporte nutricional e psicológico durante o período.
“O apoio nutricional e psicológico também é indispensável, especialmente em casos de condições como diabetes, hipertensão e doenças psiquiátricas. Esses cuidados complementam o acompanhamento médico, ajudando a garantir uma gravidez mais estável”, pontua Dr. Azambuja.
Dessa forma, o obstetra enfatiza que a partir do cuidado pré-natal, é possível identificar sinais precoces de problemas, permitindo um tratamento mais eficaz dessas condições.
“Por meio da detecção antecipada, as alterações podem ser tratadas, corrigidas, ou compensadas para não impactarem negativamente a saúde da mãe e do bebê”, conclui.
O Hospital Sapiranga promove ações para uma gestação segura e acolhedora para suas pacientes, com um Centro Obstétrico preparado para atender gestantes em trabalho de parto e casos que exijam auxílio especializado, seja por riscos ou complicações. Em breve, o Hospital realizará a inauguração do Centro de Parto Normal, oferecendo uma opção que visa promover o parto humanizado, com benefícios para a saúde da mãe e do recém-nascido e uma experiência de nascimento mais próxima e participativa.
Redação: Gabriela Dalmas
Comments